Como profissional da área de Letras, sempre tive interesse em compreender o processo de escrita na sala de aula e agora em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (em AVAs), na EaD. Minha primeira experiência de escrita colaborativa em grupo se concretizou e pude conferir que existe, realmente, uma necessidade de uma nova divisão de trabalho para maior produtividade na escrita do aluno no processo de ensino-aprendizagem a distância.
No AVA, desde a escolha de um grupo para participação, o debate sobre um assunto e a divisão das tarefas é algo a ser mediado e melhor assumido em termos de responsabilidade por todos os envolvidos. O modo virtual de interação exige uma reinterpretação dos papéis entre os agentes no processo. Ao aplicar-se a mesma forma de divisão de trabalho atual, em que um precisa sempre ser o líder, não pode-se ter certeza do aprendizado ou de uma colaboração efetiva no grupo virtual.
A escolha do grupo parte de um perfil que inicia com uma foto dos componentes e, em seguida, a necessidade de saber mais sobre as pessoas: quem são elas? Onde vivem? Do que gostam ou do que não gostam? Qual sua profissão ou seus afazeres? Tudo parece superficial, ou melhor, virtual no sentido que muitos tendem em interpretar como artificial. Neste processo, as impressões sensoriais e a empatia virtual valem muito.
Na preocupação de fazer parte do grupo ou de apenas marcar presença, o debate parece tomar rumos pessoais e somente o texto toma forma colaborativa ao final, na formatação. Faz-se necessário repensar o conteúdo dos múltiplos pontos de vista, sem que uma opinião prevaleça. O modo de produção de texto no AVA precisa ser multisentidos, múltivozes, múltimãos, multiolhares. O texto precisa ser um espelho dos participantes do grupo para ter característica colaborativa.
Enfim, a divisão de tarefas, numa produção textual em AVA (wiki), na EaD, precisa ter objetivadas as tarefas entre os componentes, a compreensão do processo de escrita, a pesquisa e a referenciação bibliográfica. A produtividade da escrita colaborativa depende dos inúmeros fatores que parte da multiplicidade, das diferenças, das culturas, das opiniões, dos sentidos, das responsabilidades e da liderança de grupo mediadora e estimuladora da criatividade dos seus.
Pensemos mais, adiante...
Carla Letuza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe!