Na significação geral (Houaiss, 2005) dos termos gestão, administração e planejamento encontram-se elementos comuns, ainda mais se aplicados aos contextos empresariais em áreas ligadas a administração, economia e ciências contábeis. A depender do modo de emprego desses vocábulos cabem algumas considerações específicas. O termo gestão como ato de gerir, no contexto empresarial, aparece muitas vezes como sinônimo de administração. De outra forma, o termo planejamento pode fazer parte da significação do termo gestão, pois planejar exige dos participantes do processo estratégias, administração e gerência para alcançar determinados fins no mercado. Quer-se orientar, com isso, que a terminologia empregada no mercado também assegura uma memória quando esses chegam ao discurso educacional, pois percebemos uma tendência de mercado em considerar educação como mercadoria, em algumas instituições, e isso também acontece em Educação a Distância (doravante EaD).
No contexto educacional, esses elementos precisam ser redirecionados para assegurar qualidade na educação. Pergunta-se, portanto, o que gestão e planejamento têm em comum no processo de condução de um processo educativo?
O processo de gestão em educação, diferentemente de pensar num produto de mercado, pensa nas pessoas e na qualidade dos serviços educacionais acessíveis aos que podem participar da EaD e não estritamente no lucro que se obtém entre a oferta e a demanda. Um processo de gestão educativa inclui melhorias ao longo de seu desenvolvimento, visando também assegurar mercado. Um projeto educativo digno de referência poderia ser o de um curso de extensão a distância, promovido em uma universidade privada de grande porte como a PUCRS (desde 1999) monitorado, organizado e gerado com objetivos claros e específicos. Pode-se dizer que a PUCVIRTUAL conta com o apoio institucional da PUCRS e está dentro das especificações legais de certificação de cursos a distância. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar para por em ação seu projeto interno e externo de curso e isso dá concretude ao processo de gestão da própria universidade.
Em EaD, o processo de gestão pode ser dito como ato ou efeito de gerir, administrar ou gerenciar em âmbito geral, incluindo a gestão pedagógica, administrativa e de recursos humanos. O gestor, portanto, precisa ter visão total do processo como idealizador, planejador, conhecedor e organizador de um projeto específico institucional. Muito nos deparamos com expressões que inter-relacionam os aspectos de gestão e planejamento como “planejamento ou gestão estratégica”. No planejamento de um curso em EaD vem a mente o serviço de preparação de um trabalho, tarefa com estabelecimento de métodos convenientes, determinação de um conjunto de procedimentos, de ações e conhecimentos legais, visando a realização de um projeto em que os gestores se deve organizar, programar, elaborar estrategicamente desenvolvimento pragmático do projeto como atividade colaborativa dia a dia. Planejar um curso de extensão, então, é colocar o plano de gestão em ação, atendendo aos requisitos práticos e legais e pensando o curto e o longo prazo. Isso acontece magistralmente na PUCVIRTUAL, em que o aluno pode apostar na credibilidade no trabalho educacional da instituição do curso de extensão de capacitação de docentes em EaD.
A gestão e o planejamento na EaD, então, são aspectos interdependentes que visam por em prática e alcançar os objetivos de um curso. Têm a ver com processos, políticas e ações administrativas complementares nas instituições educativas que visam qualidade na educação. Não há, portanto, gestão sem planejamento e planejamento sem gestão.